terça-feira, 4 de junho de 2013

Leiria acolhe milhares de crianças e adolescentes «Na pegada da Fé»

A Festa da Fé acolheu, nos dias 1 e 2 de Junho, a actividade «Na pegada da Fé», com mais de 4000 crianças e adolescentes a inundar de festa a cidade de Leiria. No sábado, participaram 3100 crianças do 1º ao 7º ano da catequese, de 51 paróquias da Diocese, organizadas em 370 grupos, e acompanhadas por mais de 550 adultos. No Domingo, foi a vez dos adolescentes do 8º ao 10º ano, além dos Pioneiros dos Agrupamentos da Região que já terminaram o percurso catequético, e alguns jovens que se quiseram juntar, para uma participação de 1072 inscritos, organizados em 135 grupos, de 41 paróquias, e acompanhados de 189 adultos.

«Na pegada da Fé», as crianças, no sábado dia 1 de Junho, Dia da Criança, chegados a «Jerusalém» (Parque do Avião) começaram a viver a sua aventura com a representação da despedida dessa cidade: um pequeno teatro que procurou reconstruir esse momento em que Cléofas e o seu companheiro de viagem se despediram dos outros discípulos ainda com o coração pesado pela morte de Jesus.

O caminho para Emaús passava por cinco locais onde podiam descobrir a presença desse companheiro de viagem que, como aos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), nos acompanha a nós hoje. Na Seara, descobriram Jesus como o Pão da Vida; no Prado como o Bom Pastor; na Vinha como a Vide de quem somos os ramos; no Farol como a Luz; na Fonte, Jesus como Água viva. No castelo, numa actividade dinamizada pelos Escuteiros da Região, viveram diferentes aventuras em ambiente medieval. Sempre de Bíblia na mão, viveram a experiência de se deixarem iluminar por Jesus que nos fala pelas Escrituras.

Chegados a «Emaús» (de novo o Parque do Avião), como os discípulos do Evangelho, preencheram a sua pegada final: «Jesus caminha connosco porque…». Essas pegadas ficaram como fundo no local da celebração que culminou a caminhada pois, tal como aconteceu com os discípulos de Eamaús, também hoje Jesus se dá a conhecer no «Partir do Pão», como o alimento para nós: a Eucaristia foi vivida em ambiente de festa e de partilha das pegadas que cada grupo trouxe.

Num percurso temático semelhante, os adolescentes viveram também a sua aventura «Na Pegada da Fé» durante o Domingo, dia 2 de Junho, dia do Corpo de Deus e do encerramento da Festa da Fé. No percurso de Jerusalém a Emaús, passaram por cinco aldeias que sintetizaram um percurso de fé, de relação com Jesus: Aldeia do Encontro, do Conhecimento, da Amizade, da Confiança e do Compromisso. A relação com Jesus, a fé, passa por estas cinco Aldeias fundamentais, e alimenta-se também nos Oásis que os grupos visitaram: da Fonte, acolhendo a vida que Deus nos dá no Baptismo; do Eco, para a escuta da Palavra; da Vida, aceitando seguir Jesus com os seus desafios; dos Opções, sabendo escolher a partir dos critérios de Jesus; e da Felicidade, na certeza de que seguir Jesus nos torna mais felizes!

Pelo caminho, cada grupo teve a oportunidade de trocar as cinco pegadas que preparou na paróquia como sinais e testemunhos de fé, até chegar a Emaús, onde pode descobrir o sentido final de toda a caminhada a partir dos elementos que foi recolhendo ao longo do caminho: «Hoje arde-nos o coração quando, no caminho, Jesus nos fala nas Escrituras e nos oferece o Pão». Depois de completar a pegada final, «Fica connosco, Senhor, porque…», a participação na celebração diocesana do Corpo de Deus culminou esta caminhada que nos faz viver a mesma experiência dos discípulos de Eamús que, ao «Partir do Pão», reconheceram a presença de Jesus vivo e ressuscitado que alimenta e ilumina a caminhada da vida.

Fé em números e fotografias

Sem comentários:

Enviar um comentário